"A filosofia pode falar do mundo, mas não pode
explicá-lo. Está tudo bem. Vamos manter a calma. As declarações de previsão não
precisam ser o único interesse da mente racional, nem a presença delas é o
índice da conquista intelectual". ( O paradoxo da cognibilidade, página 44
)
Além dos romances goreanos e de suas outras obras de ficção,
John Norman também escreveu dois livros de não-ficção. Primeiro, como John
Norman, ele escreveu Imaginative Sex , um livro que explora a sexualidade.
Então, como John Lange, ele escreveu um trabalho filosófico, The Cognitivity
Paradox . Este livro raramente é discutido na comunidade Gorean e poucas
pessoas parecem ter lido. Assim, este breve ensaio se esforçará para discutir o
conteúdo do livro para delinear seu assunto e mostrar sua correlação com a
filosofia Gorean. É um livro interessante, embora muitos possam achar seu
conteúdo um pouco "seco" para eles.
O paradoxo da cognitividade: uma investigação sobre as
alegações de filosofia de John Lange foi publicado em 1970 pela Princeton
University Press 1970. É um pequeno livro de capa dura de 117 páginas e
dividido em nove capítulos. O livro pretende ser um ensaio extenso e, portanto,
sua brevidade se deve a essa natureza. "Este ensaio é dirigido ao problema
da natureza da filosofia, sua cognibilidade ou falta dela". (página
6)"A filosofia é cognitiva? A filosofia pode ser cognitiva? Que tipo de
coisas são afirmações filosóficas? Como vamos descobrir se são verdadeiras ou
não? Eles são o tipo de coisa que pode ser verdadeira ou não? Em geral, a pergunta
parece ser: "O que estamos fazendo filósofos?" Isso é, de certo modo,
suscitar a velha questão que esperamos na Filosofia I - "O que é
filosofia?" - e à qual não damos, judiciosamente, nenhuma resposta, ou
injustificadamente, talvez indignamente, uma das respostas da prateleira para
conteúdo a ser usado na extinção de perguntas dos alunos. " ( página 10 )
Assim, o ensaio de Lange está abordando a natureza mais
básica da filosofia. Ele está pedindo uma definição de filosofia e está
perguntando se uma filosofia pode ser "verdadeira" ou não. Se estamos
estudando a filosofia goreana, obviamente essas questões seriam bastante
relevantes para o nosso exame. A menos que saibamos o que é filosofia, como
podemos determinar o que é a filosofia Goreana? A filosofia goreana pode ser
considerada "verdadeira" ou não? A validade da filosofia goreana é
frequentemente discutida, mas poucos se aprofundam tanto em perguntar se alguma
filosofia pode realmente ser verdadeira ou não. Tais questões tocam em todas as
filosofias e não apenas na de Gorean.
No capítulo 4 de seu livro, Lange fornece uma variedade de
possíveis definições do que constitui uma questão filosófica. Ele não está
satisfeito com as respostas, embora todas as definições estejam faltando em
alguns aspectos. Muitas das definições têm certas partes de validade, mas
nenhuma das definições é suficientemente abrangente. Assim, Lange opta por
criar sua própria definição, que ele passa grande parte do resto do ensaio
defendendo. "Vamos dizer que a tese deste ensaio é: A natureza da
filosofia é proposta". ( página 64 ) Uma proposta é essencialmente algo
proposto para consideração, um assunto a ser discutido e examinado. "Sou
levado à conclusão de que a filosofia é proposta em grande parte pelo obstáculo
do desacordo filosófico". (página 66 ) Lange testemunhou o quão fortemente
os filósofos defendem suas próprias posições, o quão obstinados podem ser essa
defesa. A persuasão não funciona bem no campo da filosofia. Ambos os lados em
um debate podem defender com muita força e facilidade sua posição.
No entanto, apesar desse tipo de desacordo, a maioria dos
filósofos provavelmente não consideraria suas idéias como mera proposta. "
Eu acho que é certamente verdade que poucos filósofos no passado, e talvez
poucos hoje, consideraram o que estão oferecendo como solução para problemas
filosóficos como propostas. Por exemplo, certamente Platão, Aristóteles, Hegels
e Heideggers do passado e hoje consideram-se propondo verdades, ou pelo menos
proposições que podem ser verdadeiras, sejam elas ou não ". ( página 67 )
Os filósofos acreditam que estão discutindo questões que podem ser cognitivas,
portanto, verdadeiras ou falsas."Finalmente, deve-se observar que é
certamente a convicção generalizada, se não unânime, da comunidade filosófica
de que as afirmações filosóficas são cognitivas, que podem ser verdadeiras ou
falsas, e que o desacordo filosófico é um desacordo genuíno". ( página 12
) Obviamente, aqueles que seguem uma filosofia goreana sentem que há verdade
nessa filosofia. Eles aceitam como um dado que uma filosofia pode ser
verdadeira ou não. Assim, eles estão na mesma categoria que a maioria dos
filósofos.
Mas e a natureza de uma proposta e seu valor de verdade?
Lange afirma que "se as afirmações filosóficas são propostas, então elas
não podem ter valores de verdade nos sentidos costumeiros" " ( página
71 ). Isso implicaria inicialmente que as filosofias, se fossem propostas, não
poderiam ser verdadeiras. Mas, Lange continua uma explicação adicional da
natureza da proposta, pois sente que tais propostas podem possuir valores de
verdade, simplesmente não no sentido habitual.
Assim, Lange concorda que as filosofias podem ser
"verdadeiras" ou não. Ele simplesmente aborda o assunto de um ângulo
diferente. Do seu ângulo, podemos, assim, tentar examinar a filosofia goreana
para tentar julgar sua cognitividade. Para fazer isso, primeiro precisamos
considerar as condições de adequação sob as quais ela deveria estar sujeita.
Este não parece ser um exame frequentemente considerado na comunidade goreana.
Então, que critérios devem ser estabelecidos para examinar a filosofia Goreana?
Com base nesse critério, com que outras filosofias a Goreana pode ser
comparada? Com base nesse critério, onde a filosofia goreana se enquadra na
escala da verdade? Está mais próximo da melhor proposta possível ou fica aquém
por algum motivo?
Lange também aborda as razões pelas quais uma certa
filosofia pode apelar para uma pessoa específica. "As propostas não são
aleatórias. As propostas que as pessoas produzem são influenciadas por vários
fatores, e talvez os mais influentes sejam psicológicos e não lógicos. Parece
razoavelmente claro que as predisposições de alguém, por mais adquiridas que sejam,
sua auto-imagem, sua heróis, interesses próprios, etc., tendem a afetar as
propostas filosóficas com as quais se compromete, fatores que podem até
determinar as propostas com as quais se comprometer, mas presumivelmente não
podem determinar o conjunto de propostas com as quais se comprometer. si mesmo
". ( página 69) Lange está dizendo essencialmente que nosso passado
ajudará a determinar o tipo de filosofias que nos atraem, embora essas
filosofias possam não ser necessariamente as melhores para nós mesmos.
Examine suas próprias predisposições e tente determinar onde
sua atração por uma filosofia goreana pode ter se desenvolvido. Examine seus
heróis para ver se eles possuíam as qualidades que você considera goreanas.
Esse auto-exame é sempre benéfico, mesmo por si só. Você provavelmente será
capaz de determinar certos fatores em sua vida que o levaram à filosofia
Gorean. Tais fatores podem ser comuns na comunidade Gorean, compartilhando
experiências que levam ao mesmo caminho.
Mas a última parte do comentário de Lange também não pode
ser ignorada. Só porque somos atraídos por uma certa filosofia não significa
que seja necessariamente a melhor filosofia que devemos seguir. Embora possamos
gostar ou preferir uma filosofia, isso não significa que ela é boa para nós. A
longo prazo, essa filosofia pode ser prejudicial. Cada pessoa é diferente e o
que é bom para um pode não ser bom para os outros. "O homem parece
constituir que, pelo menos estatisticamente, ele procura o melhor e evita o
pior, o que não significa negar que o que é melhor e pior para ele depende de
sua natureza, sua própria natureza, da natureza do homem e não o de deus nem
animal; " ( página 70) Portanto, é importante tentar examinar qualquer
filosofia que você deseja seguir com um olhar mais perspicaz. Não adote uma
filosofia apenas porque você parece gostar. Examine a filosofia em detalhes e
considere como isso afetará sua vida. Aceitar uma filosofia como caminho de
vida é uma decisão muito séria e não deve ser tomada de ânimo leve. Isso deve ser
feito somente após muita consideração de todas as possíveis ramificações.
"Então agora tudo é igual, exceto que tudo é
diferente." ( página 117 )
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