Free Woman - Mulheres Livres de Gor !


A grande maioria das mulheres em Gor são mulheres livres. Apenas 6% de todas as mulheres em Gor seriam
 escravos. Essa estatística fala sobre o lugar das mulheres livres na sociedade Gorean. Apesar de toda a retórica, Goreanos não cumprem a esses chavões e não escravizam a maioria de suas mulheres. Eles nem mesmo escravizam uma parcela significativa de suas mulheres. Deve haver alguns motivos convincentes para apoiar esta postura. Mulheres livres devem ser capazes de cumprir funções importantes que escravos não podem cumprir. A necessidade por esses papéis deve substituir a necessidade de terem muitos escravos. Este pergaminho abordará as diferentes facetas de mulheres livres em Gor, ajudando as pessoas a compreenderem melhor o lugar delas em Gor.

Aparência pessoal

A norma para as mulheres livres das cidades de Gor é que eles usam vestes de ocultação e véus. As mulheres de casta alta são muito mais propensas a usar vestes de ocultação e véus, apesar de muitas mulheres de casta baixa faze-lo também. A ideia geral deste traje é para esconder uma mulher da cabeça aos pés, permitindo que apenas os olhos possam ser revelados. Este traje é uma reminiscência das roupas usadas por mulheres muçulmanas na terra, embora os trajes de Gorean possam ser ainda mais complexo e volumoso. Basicamente, quanto maior sua casta ou posição, mais complexa sua roupa vai ser.

Uma mulher de casta baixa só podem possuir um único robe ou vestes enquanto uma mulher casta alta pôde possuir dezenas de diferentes tipos. As vestes são usadas em camadas, cada camada externa sera mais aguerrida e mais volumoso do que a de baixo. Apenas um par de vestes especificamente foram nomeados nos livros, embora, sem dúvida, outras vestes são nomeados também. O manto de rua é um roupão muito duro e vai sobre o manto da casa, que é mais flexível. As vestes são protegidas por uma série de botões e ganchos e isso podem levar algum tempo para uma mulher alta casta se vestir com suas múltiplas camadas. Ela provavelmente vai precisar de ajuda para vestir-se adequadamente.

Luvas são também comumente usadas. As vestes podem ser de todas as cores, embora a cor de sua casta deva ser a cor predominante. Sob estas vestes, uma mulher pode usar uma roupa de baixo semelhante a uma calça e blusa de manga comprida colada ao corpo e seu tecido depende da riqueza da mulher.
As mulheres de casta altas são mais prováveis de possuir uma roupa íntima de seda ou um material similar. Uma mulher de casta baixa é mais provável vestir uma roupa de pano de algodão. Meias, calcinhas e sutiãs não são usados em Gor.

Como os mantos, véus são usados em vários números e combinações dependentes da casta e da posição. Muitas mulheres de casta baixa possuem apenas um único véu que deve ser suficiente para todas as ocasiões.
As mulheres de casta altas muitas vezes possuem muitos véus e usarão um número proporcional com a ocasião. Algumas mulheres ricas podem usar véus até dez em uma ocasião formal. Mas, em geral, a maioria das mulheres vai usar apenas um ou dois véus, tais como o último véu e o véu de rua. Cada véu é mais pesado e mais opaco do que o véu por baixo. Um véu é comumente um comprimento longo de tecido que é enrolado ao redor de uma cabeça de mulher e garantido por pinos de véu. Uma abertura estreita é deixada para osolhos. Há uma série de véus chamado nos livros e outros podem existir também.

O último véu, também conhecido como o véu de luz, muitas vezes é usado ao ladodo rosto. Ele é similar em algumas maneiras do véu de intimidade. O véu de intimidade também é usado ao lado da cara, mas é diáfano. Este véu é longa e embora pode ser enrolado várias vezes o rosto, tornando se mais opaco com cada revolução. O véu de liberdade, também conhecido como o véu de cidadã, é colocado por cima do último véu. O véu de orgulho então é trazido acima do véu de liberdade. O véu da casa é usado sobre o véu de orgulho. O véu de casa muitas vezes é usado dentro de casa quando se tem parentes familiares, ou convidados, especialmente se os hóspedes não são familiarizados com a mulher. O véu de rua é comumente o véu superior usado em público. Este véu é muito pesado e absolutamente opaco. Também existem véusque significam a nossa posição, como o véu do estado, um item usado por um Tatrix ou Ubara. Este será um item primorosamente bordado, chique mas ainda opaco.

Em muitas cidades de Gorean, tais como o Ar e da estação do Ar, não é legalmenteobrigatória para mulheres livres de usar vestes de ocultação e véus. É mais uma questão de costume, a tradição e a modéstia. Mas, existem algumas cidades que torná-lo obrigatório e repetidas violações podem levar à escravidão. Parte da justificação para este traje é proteger mulheres livres de ser sequestrado por salteadores. A maioria dos homens não vai arriscar sua vida para tentar raptar uma mulher que pode vira ser feio. É muito mais rentável roubar um escravo que eles podem facilmente veré atraente. Gorean homens estão cientes de que muitas mulheres livres não cuidarde suas figuras. Há negreiros que se especializam no rapto de mulheres livres. "Há uma Gorean dizendo que mulheres livres, levantadas suavemente nos cilindros altos,em suas vestes de ocultação, desarmadas, não treinadas em armas, maio, pelo navio negreiro, ser arrancado como flores." (Caçadores de Gor, p.118)

Nos mantos e véus, é fácil para uma mulher livre disfarçar a identidade dela, enquanto ela viaja ao redor da cidade. Outra justificativa é que mulheres livres são supostoser modesto e não agir como um escravo de qualquer maneira. Vestir roupas que estão revelando também seria uma gafe social. Mesmo em cidades onde tal traje nãoé obrigatório, ainda vai haver leis que impedem a livre mulheres descobrindo muitacarne em público. Violação de tais leis pode levar à escravidão. Além disso, algumasmulheres de alta casta não querem as castas de baixo para ver seus rostos. Eles sentem que estão acima as castas de baixo, que não são dignos de olhar para a cara deles.

Normalmente só uma família pode olhar para um livre mulheres sem o véu. Dentrode suas casas, algumas mulheres não podem usar um véu na presença de alguns convidados especiais. Livre as mulheres, quando beber em público, comumente levantar seus véus com sua mão esquerda para beber. Outros beberá direito através de seus véus. Em público, algumas mulheres de casta baixa não usam véus e algumas mulheres de casta alta negrito também podem não usá-los. Esta é mais susceptível deconduzir a consequências negativas para a mulher de alta casta. Pressão dos colegas ajuda a contribuir para mulheres que usam véus. Se uma mulher casta alta não usavéus em público, ela pode encontrar-se evitado por outras mulheres ou mesmo publicamente insultado. As mulheres das terras bárbaras muitas vezes não usam véus, emesmo as mulheres de algumas das cidades do Norte geralmente não usam véus.Nas cidades, muitas vezes é um crime grave alguém enfrentar tira um mulheres livres, para remover o véu contra ela serão. Pode ser perigoso por outras razões também. "Não é aconselhável tentar a rasgar as vestes de uma mulher livre com as próprias mãos. Eles podem conter agulhas envenenadas." (Bestas de Gor, p.402)

Calçados para mulheres livres são comumente sandálias ou chinelos, dependentes de casta. Botas também podem ser usadas, depende da situação. Algumas mulheresusam sapatos de plataforma, especialmente aqueles de alta casta ou estação. Por exemplo, Ana Maria uma vez usava sapatos de plataforma que foram cerca de dez polegadas de altura, então ela poderia olhar para baixo sobre os cidadãos de ar.

Certas mulheres podem usar trajes que não vestes, dependentes da situação. Por exemplo, mulheres livres ricas donos de pomares, campos, fazendas, vinhas ou assimpodem vestir roupas diferentes quando eles estão supervisionando ou inspecionando suas propriedades. Um tipo de tal equipamento inclui uma saia cheia, sua bainhacerca de seis polegadas fora no chão, uma blusa, uma jaqueta com cinto de segurança que cai para as coxas, um capuz anexado para a jaqueta por ganchos, botas decouro e um véu opaco. A altura da bainha da saia é para protegê-lo contra a sujeira,a água ou lama. Curiosamente, ele também funciona como um dispositivo de controle de escravos para kajiri. A visão do tornozelo de um amante, mesmo iniciado, émuito sedutor para uma kajirus. Ele vai querer olhar para ele, mas entende que elepode ser punido por isso. Isto vai fazê-lo um pouco tenso e cauteloso em torno desua amante e isso podem ser usados para controlar o kajirus. Mulheres que ir caçartambém podem usar trajes diferentes tais como couros de caça ou uma túnica, mangueira longa, uma capa e botas.

A maioria das mulheres livres raramente usam cosméticos ou perfume, acreditandoque são somente para escravos. Mas em certas cidades, tais como Ar, muitas mulheres livres comumente usá-los. Há mesmo lojas que atendem especificamente às mulheres livres. Essas lojas não comumente o estoque produtos para escravos, apenasmulheres livres. Isso é interessante, porém que muitos perfumistas, cabeleireiros e esteticistas tratam seus clientes mulheres livres quase como escravos. Isso não impede que as mulheres livres de patrocinar seus estabelecimentos. Mulheres livres podem usar penteados upswept, geralmente algo não permitido aos escravos que devem muitas vezes usam seus cabelos longos. Algumas mulheres livres até podem comprar perucas ou quedas embora só querem artigos feitos a partir do cabelo de mulheres livres. Cabelo feminino é um item de comércio comum e é especialmente valorizado para cordas de catapulta. Durante tempos de guerra, algumas mulheres livresdará seus cabelos para a cidade para usar por catapultas.

Tratamento de mulheres livres

Mulheres livres são comumente tratadas com respeito, cortesia e honra, mulheres especialmente livres de alta estação ou casta. Mulheres livres em Gor seria consideradas possuir um status maior do que um típico mulheres da terra. Mulheres livres, especialmente aqueles de alta estação, são muitas vezes referidas como a "Dama". Poroutro lado, os homens não são referidos como "Senhor" nos livros. Mulheres livresmuitas vezes podem dizer o que quiserem, sem permissão a ninguém, e muitos homens vão ouvir o que eles têm a dizer. Parte da chave é que esses homens e mulheres livres que partilham uma casa de pedra têm muito em comum. Assim, eles estãomais aptos a ouvir os pensamentos e sentimentos um do outro. Mulheres livres podem muitas vezes ser bold (realce), dentro de certos limites. "Uma mulher livre é excessivamente preciosa. Ela é milhares de vezes e mais, acima de um mero escravo." (Jogadores de Gor, p.92) "Por exemplo, há nenhuma pessoa superior, nem um mais respeitado, do que a mulher livre de Gorean." (Caçadores de Gor, p.311) Mulheres livres são raramente estupradas, a menos que conduz a sua escravização direta. Até mesmo um navio negreiro que escraviza a mulher livre vou tratá-la com cortesia até queela tem sido a marca.

Mas, muitos homens encontram mulheres livres, chato, preferindo a companhia demulheres escravas. Mulheres livres são vistas para ser ignorante, arrogante e frígida.No entanto, homem livre frequentemente não tomará nenhuma ação contra uma mulher livre que irrita-los. "Uma mulher livre pode muitas vezes fazer um homem irritado com impunidade, ela sendo sublime e livre, nesta latitude raramente é estendida para o escravo". (Irmãos de sangue de Gor, 221) Um parente do sexo masculino ou um companheiro livre de uma mulher livre tem algumas opções para discipliná-la.A punição vai caber o estatuto e a dignidade da mulher. Os livros se contradizem quanto se mulher livre pode ser chantilly ou não. Se assim for, eles são chicoteados diferentemente de um escravo, muito mais fácil. Um companheiro livre pode encadear sua mulher para seu sofá, como um escravo. Isso pode ocorrer mesmo que umamulher livre é muito amado. Alguns homens a correr riscos para se vingar de um livre mulheres que sentem que requer punição. Este é um risco, porque suas ações sãogeralmente ilegais. Um exemplo extremo é que as mulheres às vezes livre são capturadas, vinculadas e amordaçadas e então feitas para trabalhar em um bordel para uma noite.

Uma chave para o tratamento de mulheres livres é sua estação e casta. A maior estação de mulher ou casta, então o mais provável será tratada com cortesia e respeito.Sua riqueza e posição são poderosos fatores que devem ser considerados. Um homem ignora esses fatores por sua conta e risco. Uma segunda chave é ou não um compartilha uma pedra para casa com uma mulher. Aqueles que compartilham a casapedras geralmente respeitam e protegerem uns aos outros. Homens não voluntariamente deixar homens de outras pedras para casa escravizar as mulheres. Eles não deixam as mulheres vir a prejudicar se podem intervir e protegê-los. Uma terceira chave é simplesmente a tolerância para as ações de mulheres livres. Acho que Tarl Cabot disse melhor, "Isso não é difícil, claro, para tirar a insolência de uma mulher." (Mercenários de Gor, p. 7) Muitos homens Gorean só vão rir fora insultos de uma mulher.
  
Papéis de mulheres livres

Mulheres livres em Gor cumprem uma série de papéis diferentes, papéis que essencialmente não podem ser preenchidos por kajirae. Estes são papéis importantes, aqueles que contribuem significativamente para o funcionamento eficaz da sociedadeGorean. Essas funções incluem posições de poder, associação de casta, Free companheiros e mães. Essas funções são muito mais importantes do que o papel de escravo. Escravos, em geral, contribuem pouco para a operação da sociedade Gorean. Embora existam escravos do trabalho, o objetivo principal da maioria dos escravos épara o prazer dos homens, um tipo de luxo. Uma cidade poderia existir sem escravos, mas não sem mulheres livres.

Posições de poder

Em geral, Gorean não preferem colocar mulheres em posições de poder. "Mulheres, raramente liberar o seguir instinto nos homens. Homens, nesse sentido, não em geral, gosto de segui-los. Ao fazê-lo eles geralmente se sentem desconfortáveis. Deixa-los à vontade. Pressentem o absurdo, a artificialidade, da relação. É assim que homens normais comumente seguem as mulheres apenas contra sua vontade e só com reservas, geralmente também somente dentro de um contexto artificial ou dentro dos limites de uma equivocada, escolha ou instituição de ingênua, onde sua disciplinapode ser invocada. Sua conformidade com as ordens em tal situação não pode ajudar, mas ser mais crítica, mais cético. Suas atividades em seguida tendem a ser executadas com menos confiança e mais hesitante. Isso muitas vezes produz graves consequências para a eficiência de suas ações. É interessante notar que mesmo as mulheres raramente se importa seguir as mulheres, particularmente em situações críticas.O macho, biologicamente, para melhor ou para pior, parece ser o líder natural. Na perversão da natureza, é claro, qualquer coisa pode ocorrer." (Jogadores de Gor, 288)Mas, esta é uma generalidade, para o qual há um número de exceções. Uma mulherlivre, de capacidade superior pode alcançar muito, incluindo a governar uma cidade.Isso é totalmente suportado pela filosofia de Gor.

As mulheres têm decidido em Gor como Ubara e Tatrix. Tharna foi liderada por umTatrix fêmea até que ela escolheu para step-down. Um Ubara é uma governante mulher da casta guerreira. Ela pode decidir como o companheiro livre de um Ubar ou por conta própria. Como o companheiro livre de um Ubar, um Ubara possui grande poder, em segundo lugar apenas para o Ubar. Não há quase nada que ela não poderealizar com o poder dela. Um Ubara, com nenhum Ubar, pode governar por conta própria se a cidade suporta-la. Talena tornou-se o único Ubara de Ar quando Marlenus pensava-se mortos e o regente tinha sido deposto. Ela teria, assim, poder supremo dentro de ar. Um Tatrix é semelhante a um Ubara civil. É um ditador feminino que não pertence a casta guerreira. Ela permanece no poder somente através do apoio do povo, apesar de não foi eleita para a sua posição. Tharna, Porto Olni e Corcyrus foram todos governados ao mesmo tempo por um Tatrix.

Se uma mulher pode alcançar a posição mais elevada em uma cidade, seu governante, então não há nenhuma razão lógica, por que uma mulher não poderia preencheroutras posições de liderança dentro de uma cidade como um membro do Conselhode castas altas ou líder de casta. Não há nenhum proibições específicas nos livros que impedem que mulheres livres atingir essas posições. Simplesmente leva uma mulher de capacidade superior para ser encontrado digno de tal posição. Em Gor, podeser rara, mas é definitivamente dentro do Reino da possibilidade.

As mulheres também podem possuir poder de outras maneiras. Eles podem possuire operar suas próprias casas, muitas vezes casas de comerciante. Suas habilidades de negócios e riqueza permitir que eles possuem vários graus de poder. Há uma série de exemplos nos livros de mulheres que possuem casas por si mesmos e exercemo poder através de sua riqueza e status. Não existem leis proibindo a sua posse depropriedade ou imóveis. Costuma-se dizer que os comerciantes são corretores de poder dentro de muitas cidades. Os comerciantes femininos entram em equação, bem como os homens.

Casta

Mulheres livres pertencem a quase todas as castas em Gor exceto os iniciados, jogadores e assassinos. Os livros especificamente afirmam que as mulheres não podempertencer à casta de iniciar. Embora não haja nenhuma proibição específica contra as mulheres pertencentes às castas de assassinos de jogadores nos livros, a evidênciasuporta a sua exclusão. Ambos são castas você deve ativamente uma petição para se juntar. Mero nascimento não concede uma associação dessas castas. Os livros afirmam que as mulheres geralmente não ou não podem jogar Kaissa. Os livros também afirmam que a casta de assassino procura homens de um determinado calibre. Não há nenhuma indicação que qualquer casta permite mulheres ou tem membros do sexo feminino.

São mulheres livres ou nascido em sua casta, assumir a casta de seu companheiro livre, ou uma petição para se juntar a uma casta. As crianças assumem a casta de seupai. Isso permite que uma mulher para se tornar um membro da casta guerreira, seo pai dela é um membro. Normalmente, Free companheiros compartilham a mesmacasta que é permitido para pessoas pessoas companheiro livre fora de sua casta. Quando uma mulher ingressa na companhia livre, ela tem a opção de assumir a castade seu companheiro. Ela pode optar por manter sua casta. Desconhece-se a mulhermantém a opção de alterar a casta em todo o comprimento do companheirismo grátis ou se há um limite de tempo na escolha dela. Mesmo se ela mantém sua casta,seus filhos ainda assumirá a casta de seu pai. As mulheres podem peticionar para se juntar a uma casta e seguem as mesmas regras como um homem faria em tal petição. O Alto Conselho da cidade seria necessário aprovar a alteração, bem como a casta nova pretendida.

Quando você se tornar um membro de uma casta, você receberá todos os benefícios normais de que casta como santuário de casta e de caridade. Mas, geralmente não pode trabalhar em sua casta até completar um estágio ou programa de treinamento aceitos. Possam ser autorizados a participar de algumas atividades de casta limitadas sem essa formação, mas seu papel sempre permaneceria limitado. Muitas mulheres optam por não realizar o trabalho de sua casta, mas existem inúmeras exceções. Em geral, as mulheres não exerçam trabalho que exige muita força física, como trabalhar em uma forja, corte de madeira e tal. Mulher funciona muitas vezes como escribas e comerciantes. Há mesmo femininos negreiros, alguns que se dedicam a campo captura, embora a maioria apenas gerenciar escravo casas dentro das cidades.

Mulheres também se envolver no trabalho na casta do médico. Mas, há uma limitação comum em tais mulheres. Eles não se envolvem em toda prática da medicina atéeles primeiro tem dado à luz a duas crianças. É provável que sua função antes das crianças exigidas do parto pode ser semelhante de ser enfermeira. Em muitas cidades,aos quinze anos, uma mulher de casta do médico será dado duas pulseiras para vestir. Ela pode remover uma pulseira de cada vez que ela tem um filho. Quando ela tiver removido pulseiras, ela então pode praticar medicina como médico completo. A lógica por trás deste pré-requisito é que mulheres profissionais tendem a não ter filhos. Se isto fosse permitido ocorrer, serviria ao longo do tempo para diminuir a qualidade e o tamanho da casta. Assim, a regra ajuda a preservar o futuro da casta. O bem-estar da casta tem prioridade sobre as ambições e desejos de indivíduos específicos. As necessidades de muitos superam as necessidades dos poucos, ou aquele. Casta é de vital importância para Goreans para que esta lógica é aceito como válido enão é questionada.

As mulheres podem ser membros da casta dos guerreiros por nascimento ou companheirismo grátis. Ainda, as mulheres nunca são treinadas pela casta tornar-se guerreiros. Não há nenhuma instância em qualquer um dos romances onde uma mulhernunca foi treinada como um guerreiro na casta dos guerreiros. Os livros não afirmarexplicitamente que as mulheres nunca são treinadas como guerreiros, mas as evidências que sustentam essa conclusão são muito convincente. Uma análise mais aprofundada desta questão é o tema da educação Scroll #15, mulheres guerreiras. Provavelmente o argumento mais convincente é a mesma lógica usada pela casta do médico. Mulheres guerreiras, seria menos prováveis reproduzir e suas mortes em combate também serviria para diminuir a taxa de natalidade. Combinado, estas tendem a destruir a casta guerreira ao longo do tempo. E isto nunca seria permitido para ocorrer.

Enciclopédia companheirismo

Enciclopédia companheirismo equivale a Gorean de casamento e é comum à maioria das cidades de Gor exceto porto Kar. Companhia livre dura um ano único em um tempo quando ele também deve ser renovado com os vinhos do amor ou se dissolverá. A renovação deve ser executada pelo XX Ahn, meia-noite, a data de aniversário.Se quer festa morre ou é escravizado, o companheirismo livre também sedissolverá. Desconhece-se se as partes podem escolher voluntariamente a dissolver-se, como o divórcio, o companheirismo livre antes do final do ano. Como é uma questão contratual, existe a possibilidade, mas os livros não falam sobre este assunto.Mas, companheirismo livre é uma questão muito séria para Goreans. Ele não se entra levemente e parece improvável que Goreans veria uma necessidade de terminá-laantes do final do ano. Há outros que sinto diferentemente sobre companheirismo grátis. "Alguns Goreans pense o companheirismo livre como sendo uma forma de contrato de escravidão." (Irmãos de sangue de Gor, p.246)

Companhias gratuito podem ser arranjadas ou assumidas voluntariamente por ambas as partes. Se é um arranjo, há muitas vezes um preço de companheirismo também conhecido como um noiva-preço. Esta é a quantidade de dinheiro ou bens que ohomem em perspectiva deve pagar ao pai da mulher que ele deseja ser seu companheiro livre. Os noiva-preços das mulheres de alta casta são frequentemente em ouro ou existem. Uma mulher bonita pode custar tanto quanto quarenta existem enquanto a filha de um administrador poderia ir tão alta como cem existem. A filha de um Ubar mesmo pode custar mil existem. Castas de baixo também organizar companhias livre embora a noiva-preço seria muito menor. A mulher muitas vezes não é consultada sobre o assunto. Ela tem de aceitar o que o pai dela organiza para ela. Algumas mulheres podem não ver nem o rosto de sua pretendida até a cerimônia de companheirismo grátis. Muitas mulheres de casta baixa embora saberá sua companheira pretendida embora eles vão fingir o contrário. Muitas vezes será alguém de suacasta, alguém poderia ver no mercado ou nas ruas da cidade. A mulher pode ser "amesma garota que bateu-lhe com um peixe ontem e arremessado como um fluxo de invectiva para ele que suas orelhas ainda smart," (fora da lei de Gor, p.68)

Os livros não contêm uma cerimônia completa de companheirismo grátis, apenas pequenos pedaços de informações sobre seu conteúdo. Além disso, é claro que as cerimônias variam de cidade para cidade. O único denominador comum é que a cerimônia incluem a bebida especial de vinho, o vinho do amor. Em algumas cerimônias,o casal vai entrelace seus braços como eles bebem o vinho. O vinho deve ser bebido muitas vezes para concluir a cerimônia. Em algumas cerimônias, a mulher vai usaroito véus, várias que serão removidos durante certas fases da cerimônia. Algumas cidades têm, então, os véus finais removidos em particular pelo homem, enquanto em outras cidades os véus finais são removidos em público durante a cerimônia.

Uma pessoa só é permitida ter um único companheiro livre de cada vez. Não há limite para o número de companheiros grátis subseqüentes, você pode ter. Mulheres livres não mudam seus nomes em um companheirismo livre como as mulheres da terra em um casamento. Um companheirismo livre geralmente é suportado por um contrato de companheiro, delineando as condições do companheirismo. Os livros novamente não contém os detalhes de tais contratos. Pode haver uma celebração da festa de companheirismo grátis. Este evento, é comum para a mulher a usar uma grinalda de talendars. Se os companheiros livre em perspectiva são de cidades diferentes, a cerimônia pode ser precedida por um companheiro ou uma viagem de noivado, onde a jornada de mulher é a cidade do homem. O casal o mais rico, o mais envolvido nesta jornada será. Tarnsmen tem um costume onde o guerreiro divertidamente capta sua mulher pretendida e vincula-la em toda a sela de seu tarn. Ele então voa para longe com ela, jogando as roupas no chão abaixo. Alguns homens ainda irãolibertar um escravo para fazê-la sua companheira livre.

Um companheiro livre feminino, especialmente um de alta casta, muitas vezes irá executar somente o tipo de trabalho que eles escolhem para fazer. Eles não funcionam comumente empregado doméstico em sua casa. Há escravos públicos que tendem a tarefas como cozinhar, limpeza e lavanderia. Esse trabalho é considerado sob amaioria das mulheres livres, especialmente aqueles de alta casta ou estação. Isto dámulheres livres um monte de tempo livre, especialmente se eles não funcionam emsua casta e não tem filhos.

Crianças

Mas uma função vital das mulheres livre de Gor é reproduzir, para proporcionar às crianças para dar longevidade a sua família e casta. O filho de um escravo mais frequentemente legalmente é considerado um escravo. Alguns homens livres, assim, teráfilhos com seus escravos. Isso é considerado um privilégio das mulheres livres. Em geral, é mulheres livres que cuidam e educar as crianças em seus anos de início crucial de desenvolvimento. Escravos não são permitidos para ensinar as pessoas livres para que eles não poderiam ensinar até as crianças. Escravos são limitados a funçõesmenos com as crianças, mais uma playmate que muito mais. Crianças assim vão aprender muito de suas mães gratuito e é a obrigação de suas mães para garantir queeles aprendem a informação adequada. É provável que eles são os que começam aensinar as crianças sobre os códigos de casta, seus modos adequados de comportamento.

Goreans gostam de crianças e raramente iria causar-lhes dano ou sofrimento. Crianças até mesmo escravo raramente são abusadas. Filhos de escravos não podem mesmo realizar são escravos, até que eles estão em sua adolescência. Apesar deste amor geral das crianças, há também uma dicotomia envolvido também. Algumas mulheres livres vendem suas crianças infantis em escravidão, principalmente suas filhas. Algumas mulheres nem fazem isso em uma base regular. O preço padrão para uma menina infantil é sobre dois pedaços de tarsk, um valor muito baixo. Algumascrianças, se eles aparecem doentes ou muito fraco, podem ser deixadas paramorrer, expostos aos elementos. Algumas crianças são deixadas nas montanhas Voltai, um espeto de madeira através de seus saltos. Goreans não consideram isso é crueldade.

As meninas aprendem muitas maneiras de agradar os homens, incluindo questões como a preparação de pratos exóticos, as artes de pé, em pé e ser bonita, os cuidados de equipamento de um homem e certas danças. Estas danças podem incluir as danças de amor, de sua cidade e as danças imponentes de donzelas livre. Esses imponentes podem ser executadas para honrar e bem-vindos visitantes indesejados. É uma dança lenta e graciosa, muito modesta. As meninas também devem aprender a submeter a um homem como eles nunca sabem quando isso pode salvar sua vida, umdia. A ameaça de escravização é um perigo muito real para todas as mulheres. Assim, eles querem estar preparado como a maioria das mulheres prefere a escravidãoaté a morte.


Leis relativas a mulheres livres

Dentro dos livros, existem basicamente dois tipos de leis que lidam com mulheres livres. Existem leis que protegem as mulheres livres e há leis desse estado quando uma mulher livre pode ser legalmente escravizada. Além disso, existem certas convenções universais que existem lidando com a escravização de mulheres livres. Emboraestes não têm o poder de direito, honra muitas vezes dita que as convenções se seguirão se apropriado. Um aspecto importante a considerar é que é geralmente ilegalpara colar uma mulher livre, dentro da cidade de la casa pedra, por conta própria.Mesmo que uma mulher livre viola uma das leis da cidade onde a punição é a escravidão, ainda deve ser seguido o processo legal. Magistrados ou um tribunal decidiráse as ações da mulher garantem sua escravização judicial. Homens vão agir para proteger as mulheres de sua casa de pedra de serem escravizados ilegalmente.

Por favor, lembre-se também que a seguinte lista de leis pode não se aplicar em todas as cidades de Gorean. Isto é simplesmente uma lista derivado de livros. Cada cidade tem suas próprias leis e pode ou não pode seguir uma das leis listadas aqui. Outras leis, que não estão listados aqui, também existirá.

Leis

É ilegal a toque de seda de prazer na pele de uma mulher livre. É considerado um material muito sensual para eles. 
Rosto de descascamento, removendo os véus de uma mulher livre, contra a vontade dela, é considerado um crime grave. 

Uma mulher livre pode participar em uma forma de limitada Self contratantes onde ela legalmente torna-se um escravo para um período de tempo específico, geralmente variando de uma noite a um ano. Ela não pode terminar mais cedo do que o período de tempo especificado neste contrato. Uma vez que o contrato entra em vigor,ela se torna um escravo sem poderes jurídicos em tudo. Este curioso arranjo contratual não está descrito em detalhes. Ele gera inúmeros dilemas legais que só podem ser especuladas sobre. Os livros não afirmar que o contrato faz ou não abrange quaisquer contingências ou limita a escravidão de forma alguma. A mulher se torna um escravo real. Que parecem dizer que ela pode livremente ser morta. 

O que aconteceria se ela foi vendida? O contrato que impede? O período de tempo ainda se aplicaria se ela foi vendida? O que aconteceria se ela foi roubada? Esta passagem parece aumentar muito mais perguntas do que respostas.

A lei Couching diz: "qualquer mulher livre que sofás do outro escravo, ou prepara-se para o sofá do outro escravo, torna-se ela mesma um escravo e o escravo do mestre do escravo." (Mágicos de Gor, p. 7) Isso basicamente significa que uma mulher livre não pode ter sexo com um escravo masculino, que ela não possui. Não lhe impede de ter relações sexuais com um escravo que ela própria. Significa também que elasó tem que preparar para transar com alguém do escravo como violação. Sexo em si não é um requisito. Escravos da sedução especial são utilizados por alguns proprietários para aprisionar mulheres livres. Milo, de mágicos de Gor, é um excelente exemplo de um escravo de sedução. Tarl Cabot usa-lo para incriminar anonimus e escravizá-la por esta lei. A lei de Couching existe no Ar e pode ter sido adotada por outras cidades. Existem outras cidades embora como Vonda que claramente não têm tallei porque mulheres livres lá livremente podem dar seus escravos machos de uma fêmea convidada.

Dívida pode levar a escravização da mulher livre em qualquer uma das duas maneiras. Primeiro, se um pai não pode pagar suas próprias dívidas, então sua filha pode tornar-se a propriedade do estado. Ela então iria ser leiloada publicamente e seu preço de venda seria usado para pagar as dívidas do pai dela eqüitativamente. Os livros não afirmar que filhos também são suscetíveis a esta lei, que parece improvável que seria o caso. Em segundo lugar, uma mulher livre, que não pode pagar suas próprias dívidas pode ser escravizada. Existem leis de redenção pelo qual outra pessoa pode pagar a dívida da mulher e, assim, ganhar a posse daquela mulher. Se ninguém escolhe para pagar suas dívidas dentro de um período de tempo especificado então ela será vendida a um navio de escravos, o produto usado para pagar sua dívida. Os livros não especificar o tamanho exato do tempo antes de ela seria vendida para um navio negreiro. Esta lei é por vezes utilizada por pessoas sem escrúpulos para enganar mulheres livres. Eles podem comprar dívida de uma mulher de outro e em seguida, solicitar que a mulher fazer bom sobre a dívida imediatamente. Se a mulher não pode fazê-lo, ela será escravizada.

Uma mulher livre pode se vender como escravos, mas uma vez que a transação é concluída, é tarde demais para ela para revogá-la.

Se uma mulher livre submete-se voluntariamente para ser escravo de um homem específico, as leis da cidade variam sobre o que pode acontecer. Algumas cidades doestado que a mulher se torna um escravo automaticamente mesmo se aquele determinado homem não aceita sua submissão. Parece provável que ela assim se tornaria um escravo do estado nesse ponto. Outras cidades do estado que a mulher permanece livre se esse homem em particular não aceita sua submissão.

Se uma mulher livre, ajoelha-se perante um homem ou aborda-lo como mestre, issoé suficiente para torná-la escrava. Suas ações são interpretadas como um gesto de submissão.

Não há nenhuma lei nos livros que afirma que uma mulher livre pode ser legalmente escravizada por ser insolente, insultar, ridicularizando ou degradante de um homem.

Algumas leis da cidade exigem as mulheres de usar vestes de ocultação e véus. Ofensas repetidas de falha para usá-los podem levar à escravidão. Mesmo em cidades onde os mantos e véus não são obrigatórias, uma mulher livre pode ainda ser escravizada para descobrindo muita pele, especialmente as pernas dela.

Há um importante princípio jurídico relativo a mulheres livres e "conduta indicando sua aptidão para a coleira." Trata-se com conduta ostensiva que mostra uma predisposição à escravidão, comportamento que é considerado motivo suficiente para escravizar legalmente uma mulher. Vai ser juízes ou magistrados que tomem a decisão sobre se o comportamento de uma mulher em particular garante tal punição. Às vezes haverá uma audiência com a apresentação de provas. Alguns dos comportamentos conhecidos para justificar tal sanção incluem fraude, roubo, indigência, vadiagem, prostituição e dança sensual. Além disso, a mulher livre, que mostram uma quantidade excessiva de interesse na escravidão também pode ser encontrada a apropriado para esta sanção. Se uma mulher tenta espionar os homens e seus escravos, se eles se disfarçam como um escravo, ou atrasar-se em torno do mercado de escravos,então podem encontrar-se judicialmente a ser escravizados. Nestes casos não vão sempre ser claro cortar e podem implicar uma longa audiência.

Convenções

Aqui estão duas importantes Convenções tratando de escravização e mulheres livres. Eles não têm o efeito de lei mas honrar frequentemente dita que estas convenções serão seguidas. Essas convenções são parte da tradição de Gorean e, portanto, são concedidas muito respeito.

A instituição de captura é praticada por quase todos, se não todo, cidade em Gor. Se você capturar mulheres de outra cidade, sua própria cidade irá reconhecer a legalidade do que capturam e sua posse legítima do novo escravo. Lembre-se que as mulheres devem pertencer a outra cidade. Você não pode legalmente invadir sua cidade para obter as mulheres para serem seus escravos. Você está invadindo a cidade irá defender sua mulher, mas eles também entendem que as capturas são parte da vida.

Se um homem salva a vida de uma mulher, a Convenção afirma que ele tem a opção de escravizá-la. Em essência, o homem ganhou o direito da vida da mulher, salvando-o. Se isto não fosse uma lei, poucas pessoas se recusaria um homem deste direito. Até mesmo uma família da mulher seria provável honrar esta Convenção. Seria considerado para ser o honorável curso de ação.
Restrições

Mulher livre tem um número de restrições e liberdades dentro das cidades diferentes, nem todos os que atingem o nível de um direito real. Eles são muito mais baseados na tradição e Goreans são muito compreensivas da tradição. A liberdade gera lde uma mulher livre está intimamente ligada a cada cidade em particular. Ko-ro-ba pode ser a cidade de Gorean que concede a liberdade mais pessoal para libertar as mulheres e Tharna, após a sua revolução, pode ser os mais repressivos. Por exemplo, em Tharna, mulheres livres que visitam temporariamente devem usar uma coleira, túnica de escravo e coleira. As outras cidades de Gor cair em algum lugar entre este espectro.

Em algumas cidades, mulheres livres não poderão sair de suas casas sem a permissão de um parente do sexo masculino ou seu companheiro livre. Além disso, algumas cidades permitem que as mulheres só para falar com parentes de sangue.

As mulheres geralmente viajam fora das cidades, acompanhadas apenas por um grupo suficiente de guardas armados. Não viajam comumente com apenas um único guarda. Pode ser muito perigoso para as mulheres fora das cidades. Mesmo dentro das cidades, algumas mulheres viajarão com guardas que estão mais aptos a viajar apenas com um único guarda. Isso se aplicaria mais para as mulheres de casta alta ou alta estação que podem dar ao luxo de tal proteção. As médias camponesas não andaria Ar protegido por um rarius armados.

Não existem leis conhecidas limitando o tipo de armas que as mulheres possam carregar mas praticidade geralmente limita suas escolhas de punhais e/ou agulhas envenenadas. Veneno é considerado arma de mulher, não uma arma de guerreiros ou assassinos. As mulheres vão levar suas armas escondidas, na esperança de contar com surpresa se eles já precisam defender-se, na verdade. Sem o elemento surpresa, a maioria dos homens poderia facilmente desarmar uma mulher.

Algumas mulheres livres se envolver no esporte da caça e são hábeis no uso do arco ou arco pequeno. Eles podem até mesmo vestir roupa de caça, montar uma tharlarion e caçar por conta própria, embora isto seja perigoso.

Quando sentado, mulheres livres ajoelhar-se no que seria considerado quase uma posição de escravo de torre. Suas mãos embora mentem sobre suas coxas, palmas para baixo. Mulheres livres mantém boa postura ajoelhada. Mulheres livres não sente-se pernas cruzadas como é só para homens. É considerado um insulto aos homens para as mulheres a se sentar de pernas cruzadas.

Mulheres livres podem entrar em uma casa primeiro, em vez de atrás de um homem como um escravo.

Mulheres livres, comumente, bebem delicadamente e comem em pequenas mordidas. Uma mulher livre pode comer maiores mordidas, embora isso geralmente é feito para despertar um homem que ela deseja.

Mulheres livres são raramente permitidas observar danças de escravos que são especialmente sensual ou erótico. Isto não é porque eles podem se ofender, mas é para sua própria proteção. Acredita-se que tais pontos turísticos podem inflamar os desejos de escravo dentro de uma mulher livre.

Livre a maioria das mulheres não gostam de teatro, especialmente suas mais vulgares e ribald formas menores. Se alguma coisa, elas comparecerão incógnito performances para que outros não podem identificá-los. É só as mais graves e importantes formas de teatro que grátis atendimento confortável de mulheres sentem.

A décima segunda passagem mão, apenas antes da solene à espera de mão, muitas vezes é um tempo de grandes festejos, um carnaval. Carnaval é também um tempo para as pessoas de máscaras e trajes bizarros, permitindo uma oportunidade para piadas e brincadeiras. Eles também permitem incógnitos encontros amorosos entre pessoas livres. Alguns free mulheres mesmo ir tanto quanto para o baile de máscaras como escravos e correm nus pelas cidades. Outro jogo comum durante o carnaval é chamado de favores. Na versão básica, mulheres livres são dadas dez lenços, cada um conjunto exclusivo de cada mulher. As mulheres livres, então, passam os lenços para homens e recebem um beijo em troca. A primeira mulher que passa todos os seus lenços e retorna para ganha o ponto de partida. Isto dá a mulheres livres uma forma válida de flertar durante este tempo específico.

Frigidez

Em geral, mulheres livres são vistas como frígida e sexualmente reprimidas. Muitos sabem pouco sobre sexo e vê-lo mais como um dever e uma tarefa e não como uma questão de prazer mútuo. Essa frigidez é considerado aceitável para uma mulher livre, embora escravos não são permitidos que a qualidade. Homens são comumente desapontados com este frigidez, especialmente se eles experimentaram a sexualidade desenfreada de um escravo. Geralmente leva de um terço a um quarto de um Ahn, 18 a 24 minutos, excitar uma mulher livre ao orgasmo. Algumas mulheres livres são orgulhosos de sua frigidez. Eles consideram isso importante para mostrar como eles são diferentes de escravos. Outras mulheres livres procuram mudar esse aspecto de si mesmos e aprender a ser sexualmente mais responsivo. Os médicos comumente dizer mulheres livres que procuram aconselhamento sobre como mudar sua frigidez para aprender dança de escravo. A maioria considerá-lo adequado, porém, que mulheres livres permanecem ignorantes da sexualidade do escravo.

"Uma garota sem dono, uma mulher livre, assim, nunca pode experimentar a sexualidade plena paixão, acredita-se, priva a mulher livre até certo ponto de sua liberdade e importante autocontrole; é desaprovado porque faz dela comportar, em certa medida, como uma escrava degradada; mulheres livres, assim, para proteger sua honra e dignidade, sua liberdade e a personalidade, a sua individualidade, devem lutar contra a paixão; a mulher livre deve manter a calma e no controle de si mesma, até mesmo nos braços de sua companheira, para evitar ser verdadeiramente 'tinha,' "(tribo de Gor, p.17)

Escravos

Mulheres livres podem possuir escravos, tanto masculinos como femininos. Não existem restrições legais sobre os seus direitos de propriedade sobre os escravos. Escravos de seda são especiais masculinos escravos treinados para agradar às mulheres.
Você pode encontrar mais informações sobre eles na educação Scroll #6, Kajirus básico.

Na presença de mulheres livres, escravo geralmente precisam ser mais modesto. Isto aplica-se principalmente em lugares públicos, embora pode aplicar em outros lugares também dependendo das circunstâncias. Nas ruas da cidade, kajirae são raramente punidos por falta de modéstia. Mulheres livres devem tolerar quase qualquer tipo de comportamento de escravo que ocorre lá. Um homem livre pode andar nu pelas ruas sua kajira se ele assim o desejar, e as mulheres livres só que desviam o olhar. Mas, os homens costumam ser solícitos das mulheres livres eles raramente interromper seus escravos nus, exceto talvez como uma forma de disciplina. Os homens geralmente não abertamente ostentá-a sexualidade de seus escravos na frente de mulheres livres. Eles muitas vezes tentam respeitar a sensibilidade das mulheres grátis.

Em geral, mulheres livres desprezam kajirae, tratá-los com crueldade e maldade. Se um escravo é especialmente atraente, uma mulher livre vou tratá-la ainda pior. Isto é em parte motivado por inveja e ciúme. Mulheres livres sabem que os homens muitas vezes preferem a companhia de mulheres escravas. Esse ressentimento é retirado, portanto, sobre os escravos e não os homens. Mulheres livres também invejam a liberdade do escravo ser seres sexuais, especialmente daqueles escravos que parecem os mais felizes. Algumas mulheres livres também desprezo escravos em uma negação de seus próprios sentimentos e desejos para ser um escravo. A conseqüência é que a maioria dos kajirae medo de mulheres livres. Eles entendem as mulheres livres do poder que tem sobre eles e eles não querem irritar mulheres livres de qualquer ainda mais. Eles temem a possibilidade de ser possuído por uma mulher livre. E como a maioria dos homens não interferem quando uma mulher livre pune um escravo,escravo sabe que ela tem pouco recurso exceto a ser tão agradável quanto possível libertar as mulheres.

Os romances de Gorean são preenchidos com muita retórica sobre crenças sobre mulheres livres. Muitos destes ditos alegam que todas as mulheres são escravos naturais. A maioria destas palavras não é mencionada na presença de mulheres livres embora. Eles são o que os homens dizem quando eles se reúnem para discutir as mulheres.

"Todas as mulheres em seu coração querem usar as correntes de um homem." (Padre-reis de Gor, p.204)

"A instituição da liberdade para as mulheres, eu decidi, como muitos Goreans acreditado, foi um erro." (Nômades de Gor, p.286)

"o vestuário de uma mulher livre é projetado para ocultar a escravidão de uma mulher," (Rogue de Gor, p.276)

"Na Gor é dito que mulheres livres são escravos que ainda não tenham sido colarinho". (Mágicos de Gor, p.22)

"Um ditado Gorean veio à mente, que a mulher livre é um enigma, a resposta ao qual é a coleira". (Mágicos de Gor, p.50)

Algumas destas palavras também alegam que o verdadeiro amor só pode existir entre um homem e uma kajira, não uma mulher livre. A idéia geral é que, para as mulheres, o preço de ser livre é que eles devem sacrificar o amor. Novamente, estas sãoditos geralmente não falados na presença de mulheres livres.

"Uma mulher, eu tinha aprendido, deve escolher entre liberdade e amor." (Garota escrava de Gor, p.412)

"Um homem pode amar verdadeiramente somente aquela mulher que é verdadeiramente sua, que pertence a ele. Caso contrário ele é apenas um participante de um contrato." (Garota escrava de Gor, p.444)

"nenhuma mulher livre, porque ela é livre, pode verdadeiramente competem para aatenção e o carinho de um homem como pode uma menina escrava." (Combate escravo de Gor, 217)

"A escravidão é um solo em que é natural para o amor de flor." (Irmãos de sangue de Gor, p.113)

Mesmo assim, apesar de toda essa retórica, mulheres livres permanecem na esmagadora maioria em Gor. Se todas as mulheres são escravos naturais, então por que não a maioria das mulheres foram escravizada. Se o verdadeiro amor é só encontrar com um escravo, significa que a grande maioria do sexo masculino que Goreans viver sem amor? Parece óbvio, baseado nas evidências dentro dos livros, que tudo esta retórica é principalmente só conversa. É brincadeira viril que tem pouca base na realidade da sociedade Gorean. Embora generalizações podem ser feitas sobre mulheres livres, há certamente muitas exceções também. Algumas mulheres livres são capazes de amor e paixão intensa. Muitos homens devem encontrar contentamento com seus companheiros livre como homens de Gorean, em geral, são disse a ser pessoas felizes. Não confunda a retórica com a realidade. Olhe mais profundo do que a superfície para encontrar as respostas verdadeiras de Gor.

Mulheres livres on-line

Há um número limitado de mulheres em Gor on-line, que agem como mulheres livres. A maioria escolhe para serem escravos. Aqueles que escolhem ser mulheres livres, muitos se tornam meninas Pantera, talunas ou mulheres guerreiras. Você vai ouvir muitas vezes queixas de mulheres livres, que é muito difícil ser uma mulher livre on-line, a menos que você é uma garota de Pantera, taluna ou guerreira. Eles não vêem qualquer viabilidade em outros papéis, vendo muitas restrições sobre os outros.

Vamos primeiro considere o papel das mulheres livres em Role-Play Gorean. Muitos sentem que Role-Play oportunidades para as mulheres são muito maçantes e limitada. Isso é por que muitos cria uma mulher guerreira, embora eu sinta que isso indica que o Role-Play Gorean é principalmente de combate orientado. Isso não é ocaso. Gor é um mundo vibrante e variado. O Role-Play Gorean é limitado apenas pela sua imaginação. Você pode criar qualquer número de linhas-história emocionantes, muitos dos quais não envolvem qualquer combate. É fácil de adicionar alguma intriga e mistério em um enredo. Mulheres livres têm liberdade em muitas áreas na Gor e podem estar envolvidas em uma infinidade de atividades.

Deixe-me dar-lhe alguns exemplos das possibilidades que existem de graça mulheres em Role-Play Gorean. Primeiro, você deve tentar elevar seu Role-Play fora o modo "taverna". Muitas pessoas centro sua Role-Play em cidades em uma taverna. Eles ignoram as possibilidades que existem fora esse pequeno local. Mulheres livres têm melhores oportunidades para o Role-Play em áreas como um mercado, jardins públicos ou a biblioteca. Por que eles devem sentar-se numa taberna e assistir o kajirae servir a homens? Rapidamente torna-se chato. Mulheres livres devem sair para as ruas da cidade e procurar as possibilidades de aventura lá.

Aqui estão algumas possíveis histórias para mulheres livres. Um médico de mulheres livres podem estar pesquisando uma cura para Dar-Kelly, uma doença que os novatos não quer curados. Tentando enganar os iniciados, lidando com outros médicos e trabalhando com os infligidos são algumas áreas a considerar. Uma mulher livre escriba pode tropeçar em cima de um antigo segredo em um velho pergaminho. Ela deve decidir como melhor forma de lidar com isso. Talvez os outros querem o pergaminho e ela deve iludir as pessoas enquanto melhor discernir o que fazer com o segredo. Uma mulher livre, que comerciante obtém para lidar com todos os tipos de pessoas. Talvez um de seus clientes pede um item especial, e então ele desaparece misteriosamente, deixando para trás um bilhete enigmático. Talvez ela você pode resolver o mistério do destino do cliente. Histórias de mistério e intriga funcionam bem para mulheres livres.

Tempo real mulheres livres têm inúmeras oportunidades também, embora suas oportunidades on-line aparecem limitado em alguns aspectos. Muitas áreas on-line são voltadas para a interação de Master/Slave, ou seja, paga tabernas. Existem poucos lugares que atendem especificamente às mulheres livres de tempo real. Há um problema adicional de lidar com pessoas que não compreendem corretamente o papel das mulheres livres em Gor. Essas pessoas muitas vezes podem desrespeitar tais mulheres livres. Tais mulheres livres devem encontrar outras mulheres de interagir e encontrar maneiras de envolver-se na comunidade on-line. Pode não ser fácil, mas há lugares lá para você.

Gor é um lugar maravilhoso e variado. Não pense em suas limitações.

Pense em tudo de suas oportunidades.


Fonte: http://www.gor-now.net/delphius2002/id26.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário