Festivais Goreanos
O Ano-Novo Goreano, porém, no Equinócio da Primavera, que marca o primeiro dia do Ano-Novo na maioria das cidades Goreanas, há grande alegria; as portas estão pintadas de verde, e há canções nas pontes, jogos, competições, visitas de amigos e muito banquete, que dura os primeiros dez dias do primeiro mês, dobrando assim o período tomado na Mão-de-Espera.
*Assassin de Gor
Ano Novo Turiano (Turian New Year)
Os povos de Turia e de outras regiões do sul celebram oficialmente o seu próprio ano novo no dia do solstício de verão (21 de junho). Segue-se um período de dez dias de folia, semelhante às celebrações de Ano Novo nas cidades do norte. Dura dez dias como as cidades do norte. A festa de Turian geralmente consome a maior parte da noite e pode ter até cento e cinquenta pratos. Isso seria impraticável, naturalmente, salvo pelo dispositivo detestável da taça de ouro e pela vara adornada de banquete, mergulhado em óleos perfumados, por meio dos quais o cliente pode, quando desejar, refrescar-se e voltar com ansiedade à festa.
Nomads of Gor pg 87
As Feiras de Sardar (
O equivalente Goreano da Feira Mundial na Terra, estas são
quatro grandes feiras comerciais que são realizadas trimestralmente a sombra da
Cordilheira Sardar. Espera-se que cada jovem de Gor faça uma peregrinação ao pé
das Montanhas Sardar antes de completar 25 anos. Eles normalmente duram dez
dias inteiros (mais pelo menos esse tempo para configurar e quebrar) e estão
programados para coincidir com os solstícios e equinócios. Portanto, as quatro
feiras anuais são:
a feira de En'Kara (20 a 30 de março),
a feira de En'var (19 a 28 de junho),
a feira de Se'Kara (22 de setembro a 1 de outubro),
a feira de Se'Var. (21 a 30 de dezembro)
Nômades de
Gor pgs 116-117, Outlaw of Gor pg 179, Priest-Kings of Gor pg 12
Festa de Plantação de Sa-Tarna ( Planting Feast of Sa-Tarna)
Celebrado pela maioria das cidades Goreanas no início da
estação de crescimento, e acredita-se que garantirá uma colheita abundante no
próximo ano. Numerosos rituais são realizados durante esses três dias (16 a 18
de abril). Os membros dos Iniciados, e cada uma das outras altas castas, fazem
sua parte durante os três dias; a maioria dos rituais consistem em sacrifícios
ou orações aos Sacerdotes-Reis na presença da Pedra da Casa. No último dia, a
Pedra da Casa é colocada geralmente no topo do cilindro mais alto e polvilhada
com grãos de sa-tarna e vinho ka-la-na por Ubar, Administrador ou membro da
família governante.
Tarnsman of
Gor pg 68
Retorno a Turia ( Return to Turia)
Este dia marca o início da temporada de Little Grass. É
quando as pessoas da carroça começam a longa viagem de volta de suas pastagens
de inverno. É o último dia da segunda mão de En'Kara (30 de março).
Nômades de Gor págs 23, 88 e 128.
Guerra do Amor (Love War)
Wagon e os guerreiros de Turia competem uns contra os outros
na planície de estacas durante a segunda mão de passagem ( 15-29), eles
participam de vários desafios e combates cerimoniais em troca de Free Woman
para escravos.
Nômades de Gor págs 11-12, 115 e 334.
Tomada dos Omens ( Taking of the Omens)
Cada décimo ano, datado de 10.119 CA (1969 DC), é
considerado pelos Wagon Povos como um "Ano do Juízo". Portanto, em
10.129 CA (1979 DC) e em 10.139 CA (1989 DC), os Wagon Peoples interromperam
sua jornada anual.Turia passado e vários Omens foram adivinhados por seus
haruspexes considerando o futuro das tribos e a segurança do bosk. Essa
cerimônia geralmente ocorre no final da primavera, em algum momento durante o
mês de Camerius. O próximo Ano do Juízo será 10.149 AC (1999 dC.
Kajuralia (Kajuralia)
O Festival dos Escravos ", é realizado na maioria das
cidades Goreanas (exceto Port Kar, onde não é comemorado de todo) no último dia
da Décima Segunda Passagem (15 de março). Em Ar, é comemorado no último dia, dia do quinto mês (12 de agosto), o dia que precede a Festa do Amor.
Este dia, os escravos podem tomar liberdades que de outra
forma não lhes são permitidas durante o ano, incluindo o consumo de vinho e
licor, a liberdade de vagar em vontade (desde que, é claro, não tentem fugir
permanentemente de seus proprietários), a liberdade de escolher seus próprios
parceiros sexuais e de se deitar com escravos do sexo oposto, a quem eles acham
atraente, suspensão temporária de todos os trabalhos e deveres, e até mesmo
oportunidade de jogar truques (menores) e brincadeiras sobre pessoas livres.
Depois do vigésimo Ahn, no entanto, espera-se que eles estejam de volta em seus
respectivos canis e escravos para retomar os serviços requeridos por seu status
imbricado; os escravos que "vão renegados" durante Kajuralia são
tipicamente punidos severamente se forem recapturados, e são frequentemente
executados por tal ofensa.
Festa do amor ( Love Feast)
Celebração de cinco dias em Ar, realizada durante o [Leilão
de Escravos] a Quinta Mão de Passagem (13 a 17 de agosto). É uma época em que
muitos escravos são vendidos; o quarto dia da Festa do Amor (16 de agosto) é
tipicamente considerado o clímax do festival em relação à venda de escravos. O
quinto dia (17 de agosto) é normalmente reservado para grandes competições e
espetáculos no Estádio das Lâminas, grandes corridas no Estádio de Tarns,
grandes campeonatos de Kaissa e festas gerais de comemoração.
Passagem de Turia ( Passing of Turia)
É quando os rebanhos bosk do vagão passam mais perto de
Turia na segunda mão de Se'Kara (22 a 26 de setembro).
Festival do 25º de Se'Kara ( Festival of the 25th of Se'Kara)
Realizada em Port Kar para celebrar sua grande vitória naval
sobre as frotas combinadas de Cos e Tyros (11 de outubro).
Festa dos Loucos ( Feast of Fools)
Este é um Festival celebrado em algumas cidades Goreanas no
último dia da Terceira Mão do oitavo mês Goreano (31 de outubro). É semelhante
em muitos aspectos ao Festival do sul conhecido como Carnaval, exceto que dura
apenas pelo período de uma noite. Também conhecido como o "Festival das
Cidades de Poeira", em homenagem aos espíritos dos mortos que morreram
durante o ano passado.
A Coisa ( The Thing)
Esta é uma celebração anual realizada em Torvaldsland.
Durante este período de três a cinco dias, os líderes dos vários Jarls viajam
para o salão de seu líder e submetem seu armamento para inspeção, e formalmente
juramentos de lealdade. Esta celebração é geralmente realizada durante o meio
do nono mês e varia de acordo com o clima e as situações políticas atuais.
O Invernamento ( The Wintering)
Durante o meio do nono mês até a segunda mão de En'Kara, os
povos de carroças normalmente ocupam suas pastagens de inverno.
Ano Novo do Povo do Vagão ( New Year of the Wagon Peoples)
O dia do Solstício de Inverno (21 de dezembro) é comemorado
pelos Wagon Peoples como o primeiro dia do ano novo , e marca o início da
Temporada de Neves. Além disso, as mulheres dos Povos dos Wagões mantêm um
calendário próprio, baseado nas fases da maior das três luas Goreanas. Consiste
em quinze divisões separadas, cada uma com o nome de um dos quinze tipos
diferentes de bosk, por exemplo: "A Lua do Bosk Marrom", "A Lua
do Bosque Manchado", etc.
O Carnaval (The Carnival)
Em muitas cidades do sul, mais notavelmente Port Kar.
Durante essa celebração, costuma-se costurar usar trajes ou máscaras estranhos
e assistir a várias festas e festas de máscaras. Isto é realizado durante os
cinco dias da décima segunda passagem (11 a 15 de março).
A mão de espera ( The Waiting Hand)
Durante esta mão as portas são pintadas de branco, pouca
comida é comida. Há pouco bêbado e não há canto ou alegria pública na cidade.
Paredes e portas são adornadas com raminhos e ramos do mato bravo para
afastarlamber no próximo ano. No dia do equinócio da primavera, o Ubar ou
administrador da cidade realiza um ritual, ou saudação do sol, após o que as
portas são repintadas e o arbusto brak é removido. (16 a 20 de março).
Assassino de Gor pg 211
Cidades, Geografia Local, Terminologias
Cidades, Postos, Ilhas e Portos
Ar, City of - (Cidade de Ar) - A maior, mais populosa e mais
luxuosa cidade de Gor. Uma cidade de altos cilindros, torres, luzes e
altas pontes iluminadas por lanternas que conectam muitas das torres. Cercado
por grandes muralhas, o grande Portão se abre para a Viktel Aria e existem
outros 40 portões também. Sua política não tem a grandeza da cidade em si. Os
poderosos de Ar contribuíram para um desastre no delta ao não apoiar seu
próprio exército contra as forças invasoras de Cos. Seus cidadãos queimaram
seus portões e derrubaram suas muralhas para ajudar os ciganos. Aqueles
guerreiros que foram traídos por sua cidade retornaram a ela; seu objetivo de
libertar Ar por qualquer meio para vingar-lhe a humilhação e recuperar a glória
que era dela.
Ar´s Station - (Estação
de Ar) - Um posto avançado do "Ubarate of
Ar" e da estação de negociação na margem sul do Vosk, fundada quatro anos após
as hordas de Pa-Kur se reuniram lá, antes de sua guerra contra o Ar. A posição
de Ar era a fortaleza de Ar no Vosk. Quando Cos desembarcou em Brundisium, e
moveu suas forças para a Estação de Ar, Ar não agiu por causa da traição
política. Estação de Ar, eventualmente, caiu para Cos. Ela fica no extremo
norte da Aria Viktel, que leva a Ar, também conhecida como a "Estrada".
Brundisium
- Um dos maiores e mais movimentados portos de Gor e uma metrópole comercial,
são 100 pasangs ao sul do Delta de Vosk noThassa. A Estrada Genesiana liga-a a
outras cidades costeiras. Brundisium serviu de ponto de partida para a invasão a cidade de Ar.
Cos - Uma
ilha de 400 pasangs a oeste de Port Kar e 100 pasangs ao norte de Tyros;
notável pelo cultivo de ta-uvas nas colinas com terraços. O inimigo perpétuo de
Ar. Sua cidade capital é Telnus. Outras cidades são Selnar, Temos e Jad.
Enquanto na fronteira ocidental de Gor conhecido, as águas além dele são
referidas como "o fim do mundo" por aqueles que têm conhecimento
primeiro . Para aqueles Goreanos com segundo conhecimento, que são ensinados
que Gor é esferoide, a expressão é meramente uma figura de linguagem.
Fort Haskins - (A
passagem de Fort Haskins) - Boswell, limitada pelo extremo sul das Montanhas
Thentis e a cordilheira norte do Voltai, abre-se em The Barrens, o mundo do
Savage Vermelho. Fort Haskins está situado no sopé do desfiladeiro. Outrora um
posto de comércio mantido pela Haskins Company e mais tarde um posto avançado
militar a arvorar a bandeira de Thentis, a sua influência militar e estratégica
diminuiu com o desenvolvimento das cavalarias de Thentis e o crescimento da
população. É novamente um centro comercial, mantido pela Casta dos
Mercadores de Thentis.
Free Islands - (Ilhas
Livres) - Também conhecidas como ilhas de troca, são administradas como Portos
Livres pelos Mercadores. Incluídos são Teletus, Tabor e Scagnar. Outros eram
Farnacium, Hulneth e Asperiche. No sul estão Anango e Ianda, e no extremo
norte, Hunger e Skjern, a oeste de Torvaldsland. Estas ilhas e portos livres na
costa como Lydius e Helmutsport, Schendi e Bazi possibilitam o comércio entre
Cos e Tyros e cidades do continente.
Free Ports - (Portos
Livres) - Os 4 portos livres mantidos no Thassa norte e sul do equador Goreano
são Lydius, Helmutsport, Schendi, eBazi Fulvians - sopé das Montanhas Voltai, a
nordeste de Ar. O bairro villa de Ar é encontrado aqui.
Kailiauh, city of - (Cidade de Kailiauk) - cidade da cidade na fronteira de The Barrens, NE de Fort Haskins. É um importante centro comercial para a compra, processamento e venda de couros kailiauk retirados dos rebanhos maciços que atravessam Os Sertões. É também um centro de comércio de escravos, lidando principalmente com garotas bárbaras que são vendidas em vários pontos ao longo do perímetro do rio Kamba - desemboca diretamente no Thassa, fora do porto de Schendi. Isso leva à chuva.
Kassau, city of - (Cidade de Kassau) - Uma cidade na margem norte da floresta, é uma cidade de madeira. A cidade é cercada por um muro, com dois portões, um grande, de frente para a enseada, entrando do Thassa, o outro pequeno, levando à floresta atrás da cidade. O negócio principal de Kassau é o comércio, a madeira e a pesca, particularmente o peixe parsit dos bancos de plâncton ao norte da cidade. Madeira serrada, particularmente ka-la-na e tem-wood, são comercializadas para o norte, que é praticamente sem árvores. Kassau é a sede do Alto Iniciado do Norte.
Ko-ro-ba, city of - (Cidade de Ko-ro-ba) - A Home Stone de Tarl Cabot, Ko-ro-Ba é encontrada no alto das latitudes do norte de Gor, noroeste de Ar e mil pasangs das Montanhas Sardar. Descrita como uma cidade de grandes cilindros, situada entre colinas verdejantes, foi destruída pela vontade dos Reis-Sacerdotes para incitar Tarl de Ko-ro-ba em uma busca de algo que asseguraria a continuação de sua raça em perigo de extinção.
Lar-Torvis- Um termo Goreano para o sol é O Fogo Central retirado das expressões pitagóricas. Laura- leste e norte de Ko-ro-ba, cerca de duzentos pasangs do mar, chamado Thassa, no rio Laurius; é uma pequena cidade comercial, um porto fluvial, cujos edifícios são feitos em grande parte de madeira. É uma câmara de compensação para vários bens, uma cidade mercantil.
Lydius - Porto livre administrado por mercadores, na foz do Laurius, onde deságua no Thassa. Bens, principalmente bens ásperos como ferramentas, metal bruto e tecido são enviados deste porto para muitas ilhas e cidades costeiras.
Mercado de Semris- Uma pequena cidade ao sul e um pouco a leste de Samnium, é famosa por seus mercados de tarsks, de quatro patas e de duas pernas. A praça da cidade é descrita como arrumada e bem conservada, com pedras chatas e intrinsecamente encaixadas. Há lojas, fontes, um templo fechado e prédios públicos.
Port Kar- Enfrentando a reluzente Thassa através do Golfo de Tamber, fica a cidade tumultuada e esquálida da boca do Delta de Vosk, chamada Port Kar. É por vezes referido como o Tarn do mar. É a única cidade em Gor que reconhece uma casta de ladrões, e é a única cidade em Gor realmente construída por escravos sob o chicote de seus mestres. A cidade é uma massa de propriedades, cada uma quase uma fortaleza, todas cruzadas e divididas por centenas de canais. Port Kar é governado por vários Ubars conflitantes, e, sob eles, o Conselho de Capitães que são responsáveis por manter e gerenciar o grande arsenal, bem como as frotas de Port Kar. Seu nome é sinônimo em Gorean de crueldade e pirataria
Porto Olni- Cdade localizada na margem norte do rio Olni. Um membro da Confederação Saleriana.
Ilhas Rence - Parte do Delta de Vosk onde vivem as comunidades de cultivadores rence. Eles vivem em ilhas rences pequenas, raramente com mais de 200 por 250 pés e cerca de 8 a 9 pés de espessura, com uma superfície exposta acima da água de cerca de 3 pés. Eles são formados inteiramente de hastes entrelaçadas das plantas rence e flutuam no pântano. Para evitar movimentos indesejados, eles são amarrados pela videira do pântano a raízes fortes próximas.
Samnium- Duzentos pasangs leste e sul do Brundisium, uma cidade murada, poupado as selvagerias de guerra com Cos, por causa de sua aliança com eles.
Schendi - A cidade portuária ao sul do equador, com uma população de c. 1 milhão de cidadãos, a maioria negra. É a base das operações da Liga dos Escravos Negros. O porto de Thassa é a entrada para os rios Kamba e Nyoka, que levam ao interior da floresta tropical Schendi. Schendi, floresta tropical de: uma vasta floresta tropical cobrindo milhares de pasangs quadrados no equador. É a fronteira ocidental é o Thassa e é porto de Schendi. Dois grandes lagos pontuam seu centro, o Lago Ngao e o Lago Ushindi, separados por quatrocentos pasangs. A floresta tropical é o lar de uma infinidade de variedades de insetos, pássaros, peixes, mamíferos, roedores e répteis e algumas das mais singulares flora encontradas em Gor.
Skjern - Uma ilha em Thassa, está localizada a oeste da Torvalsland sombria e rochosa e norte das florestas do norte
Tabor - A ilha no Thassa ao sul de Teletus.
Tarnburg - Uma cidade no sul, mais civilizada, faixas do Voltai, é essencialmente uma fortaleza de montanha localizada a duzentos pasangs ao norte e leste de Hochburg. Esta alta cidade é a casa de Dietrich de Tarnburg, um renomado estrategista militar, vitorioso em múltiplos compromissos e inovador de várias técnicas militares, defesas, formações, etc.
Thassa Tetrapoli, cidade OF- uma cidade localizada no rio Vosk.
Tharna - Uma cidade dura e sem graça, outrora governada por uma Tatrix, NE de Corcyrus, localizada entre Ko-ro-ba e o Sardar. A cidade é bem conhecida por suas minas de prata. Um homem que visita Tharna por mais de 10 horas é escravizado. Os escravos de Tharna são nativos da cidade e supostamente não há mulheres livres. Os homens de Tharna podem ser reconhecidos por dois cordões amarelos, colocados sobre o cinto que são apresentados como parte da cerimônia da Pedra da Casa. Dizem que Lara, a antiga Tatrix, abdicou agora. A casta dos poetas é proibida aqui.
Thentis - Cidade localizada nas Montanhas Thentis, é conhecida por criar bandos tarn e cultivar feijão preto.
Tor - A maior cidade comercial do Tahari.
Torcadino - Devido à sua localização no cruzamento de várias rotas, a Genesian, a Northern Salt Line, a Northern Silk Road, a Pilgrim's Road e a Eastern Way (ou Treasure Road), Torcadino é uma cidade de encruzilhada. Uma vez aliado de Ar, serviu como reduto cósmico e centro de encenação, até ser reclamado por Deitrich de Tarnburg. Torcadino também é notável por seus dois aquedutos, construídos há um século, que trazem água fresca do Issus, um afluente que corre ao noroeste do rio Vosk.
Treve - cidade pouco conhecida que se situa entre os vastos terrenos do robusto Voltai, a 700 pasangs a norte de Ar. Sua localização é secreta e diz-se que é acessível apenas pelo tarn. Às vezes chamado de "O Tarn do Voltai" por causa de sua elevada localização Turia: uma cidade-estado principal de Gor situado ao sul do equador nas planícies de Turia. Dizem que Turia recebeu o nome da árvore Tur, especialmente uma encontrada perto de um riacho. Turia conta os anos desde o solstício de verão até o solstício de verão. Sua riqueza e opulência são bem conhecidas e a cidade é muitas vezes referida como o 'Ar do sul'. Na época da primeira visita de Tarl Cabot ao interior da fortaleza murada e com nove portões, ela nunca fora conquistada. Por centenas de anos, ela mantinha uma relação comercial difícil com os habitantes das planícies, as tribos nômades dos povos dos vagões. Saqueada e conquistada por Kamchak, o eventual Ubar San dos Wagon Peoples, ela foi finalmente poupada, sua Home Stone intocada pelo sentimento. A mãe do Ubar San tinha sido Turian.
Turmus - Último porto principal no Vosk antes dos pântanos Tyros - uma ilha do Thassa, 400 pasangs a oeste de Port Kar e uma centena de pasangs ao sul de Cos. É a capital do país, Kasra. Outra cidade importante é o Tentium. Tyros é uma ilha montanhosa acidentada conhecida por suas cavernas vart. Os varts são treinados para serem usados como armas. Como a fronteira ocidental de Gor conhecido, as águas além dela são referidas como "o fim do mundo" por aqueles que têm conhecimento primeiro. Para aqueles Goreanos com segundo conhecimento, que são ensinados que Gor é esferóide, a expressão é meramente uma figura de linguagem.
Venna - uma cidade resort a oeste de Voltai e a 200 pasangs a norte de Ar, entre Ar e o rio Vosk na Viktel Aria. Bem conhecido por suas corridas de tharlarion, é um local comum para as moradias dos ricos, geralmente de Ar.
Victoria - Cidade portuária localizada no rio Vosk, um dos membros fundadores e sede da Liga Vosk. Conhecido como um paraíso para os piratas e para os mercados de escravos.
Água Branca - Cidade localizada na margem norte do rio Vosk, a leste da aterragem de Tancredo.
Geografia e Hidrografia
O Barrens ( mundo dos red savage) - Um vasto leque de pastagens, a leste das Montanhas Thentis. Elas não são tão estéreis quanto o nome sugere, mas, talvez a nomenclatura se destine a desencorajar sua penetração. Não tão arável quanto o resto de Gor por causa da presença das montanhas Thentis e a ausência de grandes massas de água. Eles têm temperaturas extremas sazonais; invernos amargamente frios e verões longos, quentes e secos. Seu clima também pode incluir trovoadas, tornados e nevascas em que a neve pode chegar tão alto quanto o mastro de uma galera leve. As gramas, mais curtas na borda oeste, podem atingir uma altura de vários metros à medida que se avança para leste. Nenhum homem branco jamais penetrou na borda leste do Barrens.
Kaiila - Um rio nos Sertões, tem dois braços conhecidos como o Rio Kaiila do Norte e o Rio Kaiila do Sul. O rio Snake é um afluente do rio Kaiila Norte. Estes rios marcam limites importantes nos territórios das bandas Isanna, Napoktan, Wismahi, Isbu e Casmu da tribo Kaiila. É conjecturado que a tribo Kaiila, encontrando grandes rebanhos de kaiila, tomou o nome por si mesmos, e mais tarde o rio da tribo Kaiila tornou-se, simplesmente, o rio Kaiila.
Lago Ngao - Um lago equatorial das selvas de Schendi, o rio Ua entra em sua extremidade leste, ligando este lago ao lago Shaba no canto NE da floresta tropical. 'The Falls of Bila Haruma', nome do famoso explorador desta região, fica a 100 pasangs a leste. As aldeias de Unkungu estão localizadas na costa NE. Nyundo é a aldeia central da região de Ukungu.
Lago Shaba - Localizado no canto NE da floresta tropical Schendi, é a fonte do grande rio Ua. Originalmente chamado Lago Bila Haruma para o explorador que o descobriu, o nome foi mudado a pedido do grande explorador por Tarl Cabot.
Lago Ushindi - Drenado pelo rio Kamba e pelo rio Nyoka, é um grande lago equatorial, localizado nas selvas de Schendi. A aldeia interior de Nyuki está localizada na costa norte. Sua fronteira ocidental é composta de pântanos, pântanos e terras inundadas. Um canal liga o lago Ushindi a leste através do pantanal até o lago Ngao.
Laurius - Rio sinuoso, longo, suave e lento rio duzentos pasangs para o interior da costa do Thassa. O porto livre de Lydius é encontrado em sua boca. O rio não é tão largo ou vivo quanto o rio Vosk, mais ao sul. Ele está localizado abaixo de Ko-ro-ba e acima de Ar e flui em uma direção geralmente para o oeste.
Rio Cartius - Afluente amplo e de fluxo rápido que flui para o rio Vosk até o sul e oeste de Ar. É composto de três rios, o Cartius Proper, o Subequatorial Cartius e o Thassa Cartius. Seu nome é retirado da palavra carrinho, um ponto da bússola indicando sudoeste.
Rio Nyoka - Rio que flui para o porto de Schendi a partir da floresta tropical e depois para Thassa.
Rio Olni - Um afluente do rio Vosk que se estende a nordeste de sua confluência com o Vosk em Lara. Lara, Vonda, Port Olni e Ti são as cidades que formam a Confederação Saleriana, todas situadas no rio Olni.
Corrente Parsit - A corrente principal para o leste das águas acima da bacia polar, assim chamado por causa das diversas variedades de peixes migratórios parsit que segui-lo.
Planícies de Turia - As pradarias do sul de Gor, descritas como uma vasta pastagem, das montanhas Thassa e Ta-Thassa aos sopés do sul da cordilheira Voltai. Chamados de Land of the Wagon Povos, suas propriedades se estendem no norte até o rio Cartius.
Polar Norte - Referindo-se à área acima das Montanhas Hrimgar, lar dos Red Hunters. A maior parte desta terra é tundra, uma planície sem árvores coberta de musgos, arbustos e líquenes durante o verão. Cerca de duzentos e quarenta tipos diferentes de plantas crescem no árido do Goreano a 500 pasangs do pólo. No inverno, início da primavera e final do outono, é uma paisagem alienígena desolada, deserta, congelada e estéril.
Floresta pluvial, Zona dos Dosséis - Zona na floresta que varia de 60 a 125 pés Goreanas acima do chão da selva. Esta é a capa verde fantástico que constitui o principal teto da selva. É habitado por um incrível número de pássaros, macacos, répteis e insetos. Rainforest, Emergent Zone nível ecológico da floresta tropical 125 a 200 pés gorean acima do chão da floresta. Nesse nível mais alto, as árvores estão acima das copas abaixo delas. Principalmente aves, particularmente papagaios, flebotões de bico longo e lits com cauda de agulha habitam esta zona.
Floresta Tropical, Zona Terrestre - A "vegetação rasteira" da floresta tropical. Estendendo-se do chão até as copas mais baixas, esta zona ecológica abriga espécies de pássaros, cobras e insetos. Muitos pequenos animais, como os gianis, os macacos jit e as quatro urtigas são encontrados nesta zona também. No chão, há marsupiais, tarsk, vinte tipos de tabu de chifre único e larvas e panteras de selva
Deserto de Tahari - região do deserto, conhecida como "Deserto de Tahari" fica a leste de Tor. São centenas de pasangs profundos e milhares de comprimentos, pontuados por várias fontes de oásis e poços profundos. Em algumas áreas, tem sido séculos entre as chuvas. As temperaturas do ar diurnas à sombra estão na faixa de Fahrenheit de 120 graus. Klima, localizada bem ao leste, em 'The Wastes' é a localização das infames minas de sal. As principais tribos são os Kavars e os Aretai, e suas tribos vassalas, como o Char, o Kashani, o Ta'Kara, a região do deserto, conhecida como "Deserto Tahari", fica a leste de Tor. São centenas de pasangs profundos e milhares de comprimentos, pontuados por várias fontes de oásis e poços profundos. Em algumas áreas, tem sido séculos entre as chuvas. As temperaturas do ar diurnas à sombra estão na faixa de Fahrenheit de 120 graus. Klima, localizada bem ao leste em 'The Wastes', é a localização do e Raviri, o Tashid, o Luraz e os Bakahs.
Montanhas Ta-Thassa - Uma cadeia montanhosa no hemisfério sul de Gor, marca a fronteira sul da floresta tropical entre ela e as pradarias do sul.
Torvaldsland - Cruel, agreste, terra rochosa localizada a noroeste das montanhas de Hrimgar, acima das florestas do norte e abaixo da planície polar com a qual compartilha as margens do mar Ártico. Existem muitas enseadas, falésias e montanhas e pouca terra arável. Um bom solo é raro e altamente valorizado. Os Torvaldslanders são marinheiros, viajando em seus navios serpenteantes em busca de peixe parsit. Seus homens, guerreiros ferozes e agressivos, preferem o grande machado como arma
Rio Ua - um vasto rio encontrado na Região Ukanga das Selvas de Schendi, serpenteia entre o Lago Shaba e o Lago Ngao. É navegável, e o esplendor de seu cenário e a variedade de vida e recursos ao seu redor são eloquentemente descritos. Ua é uma palavra do interior para a flor e a sua fonte é o Lago Shaba.
Cordilheira de Voltai - Uma faixa comumente chamada de Montanhas Vermelhas devido à cor avermelhada da rocha causada por depósitos de óxido de ferro; está localizado a leste de Ar e ao sul do rio Vosk e se estende até o deserto de Tahari. Os Voltai são a fronteira oriental do conhecido Gor
Vosk Delta - Na foz do rio Vosk, onde deságua no Golfo de Tamber e no Thassa além, encontra-se um pântano com milhares de quadrados de pasangs no fundo do deserto estuário. Os pântanos podem ser percorridos em pequenas embarcações por centenas de canais rasos e em constante mudança. O delta é habitado, particularmente no oriente, por comunidades de cultivadores que ganham uma colheita viva. O Delta de Vosk é sem trilhas e traiçoeiro, e o habitat do tharlarion do pântano e o predatório Ul. Toda a área é reivindicada por Port Kar, que fica dentro dela, algumas centenas de pasangs de sua borda noroeste.
Rio Vosk - o rio mais poderoso de Gor, fluindo milhares de pasangs na direção sudeste até sua nascente na cordilheira de Voltai até os pântanos do Delta de Vosk, do Golfo de Tamber e no rio Thassa, atravessa a maior parte do conhecido Gor. quarenta pasangs amplos .. A cena de batalhas navais poderosas, envolvendo frotas de navios de guerra, está sob ameaça constante de piratas de rio e cidades que controlariam é negócio mercante. A Liga Vosk, uma aliança política e protetora, foi formada para promover os interesses comerciais das cidades ao longo de seus bancos.
Termos e significados
Planeta Gor - Como Tarl foi ensinado por seu pai, "Gor é o nome deste mundo". Em todas as línguas do planeta, significa "Home Stone". O planeta também é chamado de Contra-Terra a partir dos escritos dos pitagóricos que primeiro especularam sobre sua existência. De acordo com os Iniciados, Gor era originalmente um satélite de um sol distante nas Galáxias Azuis. Foi movido várias vezes de estrela para estrela pelos Priest-Kings, por uma teoria, mas, de acordo com a "Teoria do Escudo Solar", permaneceu no mesmo lugar, não descoberto porque é colocado como um contrapeso para o Terra. Tem o mesmo plano ou órbita e mantém essa posição, com ajustes ocasionais dos Sacerdotes-Reis, para sempre manter "O Fogo Central" entre ele e sua irmã planetária, a Terra.
Hersius - O nome Goreano para o planeta, Júpiter. Nomeado por um herói lendário de Ar. O homem gordo e fulvo. Nota: uma grafia alternativa, ou seja, 'Hesius', aparece em livros posteriores da série.
Margem de Desolação - Uma área ao norte de Ar que foi transformada em um deserto de milhares de pasangs de profundidade. Poços foram envenenados e campos queimados e salgados para impedir a aproximação de exércitos do norte. Foi permitido revitalizar e repovoar. Alguns acreditam que o motivo é trazer mais terras aráveis para o cultivo; outros dizem que os olhos de Ar viraram para o norte em direção à poderosa Confederação Saleriana.
Luas Goreanas - Três luas brilham no planeta, Gor, uma grande e duas pequenas, descritas como cheias, bonitas e "atravessando" as nuvens. Dizem que elas têm um efeito biológico nas fêmeas, que às vezes são acorrentadas em baixo delas. Sugere-se que o aumento e o declínio dos ciclos da lua se correlacionam com os ciclos sexuais da mulher.
O Nest - A colônia e lar dos Priest-Kings na Sardar; o governante do Ninho é a Rainha Mãe dos Priest Kings que também é a responsável por chocar os ovos.
Pilar de Trocas - Cerca de cem pasangs a noroeste da Tharna coluna branca solitária de mármore sólido de 400 pés de altura e 100 pés de diâmetro. O pilar sólido oferece um lugar quase ideal para a troca de prisioneiros.
Prison Moon - Das três luas que orbitam Gor, o nome é dado a uma das duas menores.
Lugar sagrado - O nome dado a um lugar localizado nas montanhas Sardar. É considerado tabu, perigoso e, até a época de Tarl Cabot, nenhum homem jamais retornara de uma jornada até lá.
Montanhas de Sardar - localização lendária da casa sagrada dos Reis Sacerdotes, são 1000 pasangs de Ko-ro-Ba, no norte. Eles são menores do que outras cadeias montanhosas, como as de Thentis ou as montanhas de Voltai.
As Montanhas Sardar, Casa dos Reis-Sacerdotes - Acredita-se que a Pedra da Casa do planeta está lá, nas Montanhas Sardar, guardada pelos Reis-Sacerdotes. As montanhas do Sardar não são tão vastas e magníficas como as escarpadas escarpas dos Voltai. A Faixa de Sardar não é o deserto natural soberbo que é o Voltai. É inferior ao Voltai em ambas as dimensões e grandeza. As montanhas são negras, exceto pelos altos picos e passagens, cobertas de manchas brancas e fios de neve fria e reluzente. Não há verde para ser encontrado no Sardar. Sem vegetação. Na faixa de Sardar nada cresce. A única maneira de entrar no Sardar é a pé. Dizem que muitos homens entram nas Montanhas Sardar, mas nenhum homem retorna.
Mundos de Aço - Uma antiga raça de Kurii, cuja tecnologia avançada contribuiu para a ruína de seu planeta, agora compartilha um espaço negro enigmático, cheio de rochas, além das órbitas de Gor, Terra e Marte, vivendo em naves espaciais como a encontrada pela metade. enterrado no Tahari. Como eles não têm planeta próprio, eles procuram um, possivelmente Gor, ou até mesmo a Terra. Os Priest-Kings constantemente batalham contra eles, e monitoram para ver que eles não se intrometem além de certas atmosferas, orbitando com os asteróides em seu "mundo de aço".
Thassa - O mar.
Vapor de Torvald - Uma corrente quente, com largos pasangs, move-se para o leste até a costa de Torvaldsland e depois para o norte. Sua temperatura quente permite comunicação e re-abastecimento entre as várias pequenas fazendas e comunidades desta área sombria. Os de Torvaldsland consideram o riacho como um presente de Thor, concedido a Torvald, lendário herói da terra, em troca de um anel de ouro.
Viktel Aria - Uma estrada militar, a frase traduz como "Triunfo de Ar" ou "Triunfo de Ar". Em seus comprimentos mais ao norte, é chamada de Vosk Road e seu extremo norte é a Estação de Ar.
Wands, Primeter - Marcando o limite ou Ihanke de The Barrens centenas de marcadores, de sete a oito pés de altura feitos de madeira descascada Ka-la-na, derrubado com penas amarelas, preto-derrubada do Herlit.
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